sexta-feira, 10 de julho de 2020

A LIDERANÇA ÉTICA NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - Edgar Cajiza



A LIDERANÇA ÉTICA NA GESTÃO DAS
ORGANIZAÇÕES
Msc, Edgar Cajiza, sociólogo, tec. RH-Belas

Para os líderes:
1. A liderança é uma forma de infuenciação que não necessita do uso da força, nem a física e nem a psicológica (Barracho, 2012). A infuuncia na liderança acontece quando os outros te aceitam e só és aceite quando causas impacto positivo, quando os outros entendem e gostam do que fazes.
Todo bom líder, ocupa um lugar especial na mente das pessoas que o circundam, por isso, o líder é importante para os outros por dois motivos:
- Contribui na felicidade dos outros, porque se preocupa com o trabalhador e ajuda-o; e
- Motiva os seus colaboradores, isto é, elogia e presenteia.

2. O líder deve capacitar e promover o desempenho dos funcionários.
O fim último da liderança é provocar na mente do colaborador a vontade de exercer a sua tarefa, provocar no colaborador as competuncias necessárias para um exercício mais efciente da tarefa. O líder ajuda, instrui, não passa a vida a criticar. Ser líder, é criar novos líderes e não criar seguidores, ou fãs (Maxwell 2009).

3. O sucesso da liderança, o sucesso do teu trabalho, está fora de ti, vê-se nos resultados obtidos, na satisfação dos outros pelo serviço prestado, nos olhos dos funcionários e no ambiente que crias na tua instituição.

4. Uma boa liderança é ética. O líder ético se esforça para esquecer seus interesses e se dedica aos outros. Uma liderança ética é uma vontade de tornar o local de trabalho num lugar melhor (Cortella e Filho 2014).

5. Um líder bom, é exemplar, sabe fazer e faz. Bons líderes são raros, mas os que o são, são admirados e servem de espelho (Decreto 33/91 de 26 de Julho, artº 1, ponto 6; Mateus 5:13,14).


Referências
Bíblia Sagrada
Barracho, C. (2012). Liderança em Contexto Organizacional. Lisboa: Escolar Editora.
Cortella, Mário Sérgio, Filho, (2014). Clóvis de Barros Ética e vergonha na cara! Campinas, SP: Papirus
7 Mares – (Coleção Papirus Debates)
Decreto Presidencial 33/91 de 26 de Julho
Maxwell, J. (2009). Capacitar 101. Lisboa: SmartBook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário