sábado, 20 de junho de 2015

Um resumo da obra O Relatos financeiro electrónico. Que informação procuram os utilizadores? O caso Angolano de Gilberto Moisés Moma Capeça

O Relatos financeiro electrónico. Que informação procuram os utilizadores? O caso Angolano


A obra "O Relatos financeiro electrónico. Que informação procuram os utilizadores? O caso de Angolano[2]" é da autoria do professor Mestre Gilberto Moisés Moma Capeça, licenciado em Engenharia informática, mestre em Gestao na área de Contabilidade e Auditória e actualmente doutorando em Tecnologias e sistemas de informação na especialidade de Engenharia e Gestao dos Sistemas de informação.
Um produto da tese de mestrado, é uma obra revolucionária pois traz um conteúdo sem precedentes sobre, primeiro a pesquisa do relato financeiro electrónico em Angola e segundo, sobre o tipo de informações que os utilizadores procuram.
A tese é composta por 7 capítulos.
  • O primeiro é a introdução,
  • O segundo a internet e o relato financeiro electrónico,
  • O terceiro, princípios orientadores para o relato financeiro electrónico,
  • O quarto, estudos realizados sobre o relato financeiro electrónico,
  • O quinto, metodologia do estudo,
  • O sexto, apresentação e discussão de resultados e
  • O sétimo, considerações.
O estudo teve como objectivo geral identificar e definir as necessidades e os interesses dos utilizadores da informação contabilístico-financeira divulgada através da internet, quanto à forma de apresentação e ao conteúdo, num mercado emergente, como é o caso de Angola.
Para o autor citando Alves (2005), o relato financeiro electrónico é resultado de uma evolução inequívoca, respondendo às necessidades e dificuldades sentidas, quer pelos utilizadores, quer pelas próprias empresas, permitindo: reduzir o custo e o tempo na divulgação da informação financeira; comunicar com um maior número de utilizadores e potenciais investidores; ultrapassar as limitações do relato tradicional; aumentar a quantidade e tipo de informação a divulgar.
O impacto da internet tem sido tao significativo, que é possível observar que até a forma como as organizações e as pessoas realizam negócios tem sofrido alterações. Assim, não é de estranhar também a ocorrência de alterações na forma de divulgação e acesso à informação contabilístico-financeira, um tema de especial interesse para as empresas cotadas nas bolsas. O uso da internet tem possibilitado a aparição de novas técnicas e canais de comunicação, que contemplam e substituem as tradicionais vias de transmissão de informação utilizadas no passado.
Conclusões:
- Existem diversas instituições a nível mundial que estão preocupadas com a divulgação da informação contabilístico-financeira na internet. Há estudos que fazem a análise da realidade do relato financeiro electrónico num determinado país, outros fazem uma comparação entre a realidade de países e empresas que divulgam a informação contabilístico-financeira na internet e por fim os que estão preocupados com o conteúdo e a forma de apresentação da informação contabilístico-financeira na internet.
- São poucos os estudos que procuram analisar o conteúdo e a forma de apresentação da informação contabilístico-financeira que os utilizadores desta informação procuram. Foi neste lado da procura da informação contabilístico-financeira por parte dos utilizadores, que realizamos o nosso estudo, analisando qual a forma e o conteúdo de informação que os utilizadores, no caso de angola, procuram.
- O rápido desenvolvimento das TIC tem levado as empresas de diversos países a considerar o impacto da internet sobre a entrega e disseminação da informação financeira. Verificamos que a maioria das empresas, sobretudo em países desenvolvidos, tem incrementado o uso da internet para a divulgação das informações contabilístico-financeiras. Fazem-no, principalmente, porque o uso da internet na divulgação deste tipo de informação, permite captar vários investidores, permite que as informações cheguem aos stackholders no menor tempo possível e com custos muito reduzidos. Principalmente, faz com que a empresa seja considerada moderna.
- Num mercado emergente, como é o caso de angola, o uso deste canal permite sobretudo incentivar as empresas a fecharem as suas contas no período certo, isto é, apresentar os seus relatórios e contas no primeiro trimestre do ano económico seguinte para que os diversos utilizadores da informação tenham informação atempada, oportuna e poderem, a partir dela, fazer um juízo da empresa. De acordo com Gray e Roberts (1989), citado por Craven e Marston (1999), a divulgação da informação contabilístico-financeira na internet promove a imagem e reputação da empresa, melhora a decisão de investimento pelos investidores, promove a empresa e apresenta a contabilidade aos accionistas e permite uma avaliação mais exacta do risco por parte dos investidores.
- A adesão do relato financeiro electrónico em Angola é ainda muito reduzida, verificamos que poucas empresas publicam as suas informações contabilístico-financeira na internet, e as que o fazem são principalmente entidades bancarias, fundamentalmente as de capitais estrangeiros.
- São os utilizadores potenciais desta informação e verificamos que em Angola estes utilizadores se encontram constituídos em três grupos:
·         Empresas: Instituições públicas ou privadas, como por exemplo, empresas de consultoria, que utilizam a informação contabilístico-financeira de empresas no âmbito da sua actividade;
·         Utilizadores: Analistas de crétido para empresas e Gestores financeiros;
·         Reguladores: Auditores internos, auditores externos e supervisores de instituições financeiras.
- São vários os organismos que estão preocupados com o uso que se tem dado à internet para a divulgação da informação contabilístico-financeira, de entre eles o IASC ou IASB, do Reino Unido, o FASB, dos Estados Unidos da América, a AICPA, dos Estados Unidos da América, a CMVM, de Portugal, e a AECA, de Espanha. Estes organismos apresentam diversas recomendações de boas práticas de divulgação da informação financeira na internet, para que as empresas que o fazem apresentem informação não muito diferente umas das outras do ponto de vista da forma e do conteúdo (…).
- Os utilizadores angolanos preferem o formato XLS. Em relação ao conteúdo da informação contabilístico-financeira publicada na internet a sua preferência coincide com as recomendações de organismos internacionais que regulam o uso da internet para a divulgação da informação financeira das empresas, ou seja, balanço, demonstração de resultados, informação previsional, informação sobre gestores e accionistas e antecedentes históricos da empresa.



[1] Gilberto Moisés Moma Capeça é natural do Huambo, licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Porto – Portugal e pela Universidade Agostinho Neto – Angola, e mestre em Gestão na área de Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Évora – Portugal. Doutorando em Sistemas de informação na especialidade de Engenharia e Gestão dos Sistemas de informação na escola de Engenharia da Universidade do Minho em Guimarães – Portugal.
[2] CAPEÇA, Gilberto M.M (2012). Relatos financeiro electrónico. Que informação procuram os utilizadores? O caso de Angolano, Luanda, Where Angola Book Publisher.

Um comentário:

  1. Dr, fez um bom trabalho e lhe agradeço. No entanto, gostava que também colocasse as conclusões, encontram-se na última página. Gilberto Capeça

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