O Relatos financeiro electrónico. Que informação procuram os
utilizadores? O caso Angolano
A obra "O Relatos financeiro electrónico. Que informação procuram os
utilizadores? O caso de Angolano[2]" é da autoria do professor Mestre
Gilberto Moisés Moma Capeça, licenciado em Engenharia informática, mestre em
Gestao na área de Contabilidade e Auditória e actualmente doutorando em
Tecnologias e sistemas de informação na especialidade de Engenharia e Gestao
dos Sistemas de informação.
Um produto da tese de mestrado, é
uma obra revolucionária pois traz um conteúdo sem precedentes sobre, primeiro a
pesquisa do relato financeiro electrónico em Angola e segundo, sobre o tipo de
informações que os utilizadores procuram.
A tese é composta por 7
capítulos.
- O primeiro é a introdução,
- O segundo a
internet e o relato financeiro electrónico,
- O terceiro,
princípios orientadores para o relato financeiro electrónico,
- O quarto, estudos
realizados sobre o relato financeiro electrónico,
- O quinto,
metodologia do estudo,
- O sexto,
apresentação e discussão de resultados e
- O sétimo,
considerações.
O estudo teve como objectivo geral
identificar e definir as necessidades e os interesses dos utilizadores da
informação contabilístico-financeira divulgada através da internet, quanto à
forma de apresentação e ao conteúdo, num mercado emergente, como é o caso de
Angola.
Para o autor citando Alves
(2005), o relato financeiro electrónico é resultado de uma evolução inequívoca,
respondendo às necessidades e dificuldades sentidas, quer pelos utilizadores,
quer pelas próprias empresas, permitindo: reduzir o custo e o tempo na divulgação
da informação financeira; comunicar com um maior número de utilizadores e
potenciais investidores; ultrapassar as limitações do relato tradicional;
aumentar a quantidade e tipo de informação a divulgar.
O impacto da internet tem sido
tao significativo, que é possível observar que até a forma como as organizações
e as pessoas realizam negócios tem sofrido alterações. Assim, não é de
estranhar também a ocorrência de alterações na forma de divulgação e acesso à informação
contabilístico-financeira, um tema de especial interesse para as empresas
cotadas nas bolsas. O uso da internet tem possibilitado a aparição de novas técnicas
e canais de comunicação, que contemplam e substituem as tradicionais vias de transmissão
de informação utilizadas no passado.
Conclusões:
- Existem diversas instituições a nível mundial que estão preocupadas
com a divulgação da informação contabilístico-financeira na internet. Há estudos
que fazem a análise da realidade do relato financeiro electrónico num
determinado país, outros fazem uma comparação entre a realidade de países e
empresas que divulgam a informação contabilístico-financeira na internet e por
fim os que estão preocupados com o conteúdo e a forma de apresentação da
informação contabilístico-financeira na internet.
- São poucos os estudos que procuram analisar o conteúdo e a forma de apresentação
da informação contabilístico-financeira que os utilizadores desta informação
procuram. Foi neste lado da procura da informação contabilístico-financeira por
parte dos utilizadores, que realizamos o nosso estudo, analisando qual a forma
e o conteúdo de informação que os utilizadores, no caso de angola, procuram.
- O rápido desenvolvimento das TIC tem levado as empresas de diversos
países a considerar o impacto da internet sobre a entrega e disseminação da
informação financeira. Verificamos que a maioria das empresas, sobretudo em
países desenvolvidos, tem incrementado o uso da internet para a divulgação das
informações contabilístico-financeiras. Fazem-no, principalmente, porque o uso
da internet na divulgação deste tipo de informação, permite captar vários
investidores, permite que as informações cheguem aos stackholders no menor
tempo possível e com custos muito reduzidos. Principalmente, faz com que a
empresa seja considerada moderna.
- Num mercado emergente, como é o caso de angola, o uso deste canal
permite sobretudo incentivar as empresas a fecharem as suas contas no período
certo, isto é, apresentar os seus relatórios e contas no primeiro trimestre do
ano económico seguinte para que os diversos utilizadores da informação tenham
informação atempada, oportuna e poderem, a partir dela, fazer um juízo da
empresa. De acordo com Gray e Roberts (1989), citado por Craven e Marston
(1999), a divulgação da informação contabilístico-financeira na internet
promove a imagem e reputação da empresa, melhora a decisão de investimento
pelos investidores, promove a empresa e apresenta a contabilidade aos
accionistas e permite uma avaliação mais exacta do risco por parte dos
investidores.
- A adesão do relato financeiro electrónico em Angola é ainda muito
reduzida, verificamos que poucas empresas publicam as suas informações
contabilístico-financeira na internet, e as que o fazem são principalmente
entidades bancarias, fundamentalmente as de capitais estrangeiros.
- São os utilizadores potenciais desta informação e verificamos que em
Angola estes utilizadores se encontram constituídos em três grupos:
·
Empresas: Instituições públicas ou privadas, como por exemplo, empresas de
consultoria, que utilizam a informação contabilístico-financeira de empresas no
âmbito da sua actividade;
·
Utilizadores: Analistas de crétido para empresas e Gestores financeiros;
·
Reguladores: Auditores internos, auditores externos e supervisores de instituições
financeiras.
- São vários os organismos que estão preocupados com o uso que se tem
dado à internet para a divulgação da informação contabilístico-financeira, de
entre eles o IASC ou IASB, do Reino Unido, o FASB, dos Estados Unidos da
América, a AICPA, dos Estados Unidos da América, a CMVM, de Portugal, e a AECA,
de Espanha. Estes organismos apresentam diversas recomendações de boas práticas
de divulgação da informação financeira na internet, para que as empresas que o
fazem apresentem informação não muito diferente umas das outras do ponto de
vista da forma e do conteúdo (…).
- Os utilizadores angolanos preferem o formato XLS. Em relação ao
conteúdo da informação contabilístico-financeira publicada na internet a sua
preferência coincide com as recomendações de organismos internacionais que
regulam o uso da internet para a divulgação da informação financeira das
empresas, ou seja, balanço, demonstração de resultados, informação previsional,
informação sobre gestores e accionistas e antecedentes históricos da empresa.
[1] Gilberto Moisés Moma
Capeça é natural do Huambo, licenciado em Engenharia Informática pela
Universidade do Porto – Portugal e pela Universidade Agostinho Neto – Angola, e
mestre em Gestão na área de Contabilidade e Auditoria pela Universidade de
Évora – Portugal. Doutorando em Sistemas de informação na especialidade de
Engenharia e Gestão dos Sistemas de informação na escola de Engenharia da
Universidade do Minho em Guimarães – Portugal.
[2]
CAPEÇA, Gilberto M.M (2012). Relatos
financeiro electrónico. Que informação procuram os utilizadores? O caso de
Angolano, Luanda, Where Angola
Book Publisher.
Dr, fez um bom trabalho e lhe agradeço. No entanto, gostava que também colocasse as conclusões, encontram-se na última página. Gilberto Capeça
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