Glossário de Sistemas de Informação
Por: Edgar de Sousa Cajiza, mestrando
em Gestão de Recursos Humanos.
1. B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir
transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente
(Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor,
importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A
natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.
2. B2C (Business to Commerce) é a sigla que define a transação
comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final
através de uma plataforma de E-Commerce. A Natureza dessa operação tende a ser
apenas de consumo. O que caracteriza o tipo de comércio que uma empresa pratica
não é o produto, mas a ATIVIDADE FIM, ou seja, qual o fim a que é destinado a
mercadoria. Isso define o modelo de negócio e as figurantes atuantes nesse
modelo.
3. E-Commerces: Significa comércios
electrónicos e é possível com a utilização dos sistemas de informação. O
e-commerce torna a relação com o exterior possível. Portanto, o e-commerce
acontece entre organizações e entre a organização e clientes, que são o B2B e
B2C respectivamente.
4. Conhecimento: Dados e/ou
informação organizados e processados de forma a transmitirem uma maior
compreensão, experiência e aprendizagem acumulada, aplicada a um problema ou
actividade.
5. CRM ou (Customer Relationship Management) é um
termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um
sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários
processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Como conceito: CRM é uma estratégia de negócio
voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma
empresa. (Fonte: Gartner Group).
6. Cadeia de valor
empresarial é o
conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, que tem início nas
fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores, ciclos de produção
e de venda, até a fase de distribuição final.
7. Capital intelectual: O capital
intelectual é a soma de conhecimento, informação, experiência e propriedade
intelectual de uma empresa ou nação.
8. Dados: Descrição elementar de factos, objectos, eventos, actividades ou
transacções que são registados, classificados e guardados.
9. e-HR (Electronic human rights) Usa as TI, particularmente a Web, como
componente central da entrega de serviços de RH. Com o e-HR ou recursos humanos
electrónicos o trabalho na organização tem o apoio crucial dos sistemas de
informação tendo reduzido o custo de deslocação para entrega de papel e os
processos são mais rápidos. Porém, este sistema não deixa de apresentar as suas
desvantagens.
10. Firewall Parede de fogo – Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma
barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas
sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês,
“firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as
escadarias em prédios. Na informática, os firewalls são aplicativos ou
equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e
filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações
empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados
na rede mas também a confidencialidade deles. Aplicações com a função de
firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno,
garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela
primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo
com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados,
enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.
Além do firewall presente em cada máquina,
é bastante comum empresas usarem computadores específicos que agem como um
“guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais
e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é
possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos
por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.
11. Informação: são dados organizados de forma a
proporcionarem sentido ou valor para o receptor.
12. Níveis da hierarquia organizacional.
Nível Estratégico – Sistema SAE
Nível Gerencial – Sistema SIG e SAD
Nível de Conhecimento - STC e SAE
Nível Operacional - Sistema SPT
13. Principais funções empresariais
Produção e fabricação fornece dados para operar,
monitorar e controlar o processo de produção. Eles coletam dados e produzem
relatórios concernentes à situação das tarefas de produção, estoque, compras e
fluxo de bens e serviços.
Vendas e marketing facilitando a movimentação de mercadorias e serviços dos
produtores para os consumidores.
Contabilidade mantem registros referentes ao fluxo de fundos nas empresas e
produzem demonstrações financeiras, como balanços e demonstrações de lucros e
perdas. Os sistemas de finanças mantêm registros concernentes à utilização e
gerenciamento da empresa
Recursos humanos também podem fornecer dados para gerentes ou para outros sistemas
que atendem especificamente a alta administração. Por exemplo, os sistemas de
cargos são usados para a análise gerencial dos problemas de rotatividade e
estratégias de recrutamento, bem como o planejamento de substituições.
14.
Sistemas: é um conjunto de componentes relacionados, atuando num determinado
ambiente com finalidade de alcançar objectivos comuns com capacidade de
autocontrolo.
14.1. Sistemas aderentes: Segundo Nogueira (2002) um sistema aderente é o que atende às
necessidades de processamento de informação da empresa, sem a adoção de
sistemas paralelos. Como consequência, quanto mais aderente for o sistema aos
processos da empresa, melhores serão a sua performance e os resultados
alcançados.
15.
Sistemas de informação (SI): são todos os recursos
utilizados para prover (fornecer) informações e processar dados com a
finalidade de atender a um determinado objectivo da organização. Cautela e
Polloni (1991) afirmam que, Sistema de Informação é um conjunto de elementos
interdependentes (subsistemas), logicamente associados, para que, de sua
interação, sejam geradas informações úteis, necessárias à tomada de decisões.
As informações propiciadas pelo sistema de informação devem ser cercadas de
qualidades ou atributos, a saber: ser claras, precisas, rápidas e dirigidas.
- Sistemas
de Processamento de Transações (SPT) – Nível Operacional
O SPT ou TPS (Transaction
Processing Systems) É um sistema que processa a troca de informações entre duas partes
resultante de alguma actividade operacional da organização. Os dados que entram
num SPT são padronizados e descrevem as transações efectuadas. O armazenamento
dos dados gerados pelo SPT dá-se na forma de bancos de dados que guardam um
histórico com a série de transações ocorridos na organização. o resultado
gerado pelo o SPT resulta em documentos que formalizam a efectivaçao da
transação podendo também gerar relatórios acera destas transações para fins de
avaliação, conferencias, auditoria ou dados para outros sistemas.
Os tipos de SPT nas organizações
empresariais são:
Sistemas de vendas/marketing –
Gerenciamento de vendas, pesquisa de mercado, promoção e atribuição de preço.
Sistemas de fabricação/produção –
Programação, compras, expedição/recebimento, engenharia.
Sistemas financeiros/de contabilidade –
Orçamento, livro-razão, faturamento, contabilidade de custo.
Sistemas de recursos humanos – Registro
de pessoal, benefícios, remuneração, relações trabalhistas.
- Sistema
de Informação Gerencial (SIG) – Nível Táctico
Os sistemas de informação gerencial ou MIS (Management Information Systems) servem para
sintectizar, relatar e registar a situação das operações da organização
fornecendo subsídios à gerência para o controle da qualidade e da obtenção das
metas estipuladas. Os dados que constituem a base destes sistemas são
colectados a partir dos SPT e resumem as operações realizadas pela empresa,
mostrando a realidade da mesma num período já transcorridos. Estes dados são
processados de forma a permitir a comparação com outros dados da mesma
categoria ou com metas preestabelecidas e constituem banco de dados que
apresentam valores que determinados indicadores tiveram ao longo do tempo.
- Sistema
de Apoio à Decisão (SAD) – Nível Táctico
O SAD ou DSS (Decision
Support Systems) auxiliam o gerente do nível táctico e estratégico de uma
organização em decisões semi-estruturadas ou de maior subjectividade quando
comparados a um problema estruturado. Estas situações que exigem tais decisões
rapidamente se modificam, podem não se repetir e dificilmente são planejadas ou
previstas. Constituem a entrada destes sistemas dados referentes à realidade
interna e externa da organização. Destes sistemas resultam relatório e gráficos
que permitem comparar os resultados das diferentes simulações. Os SAD são
interactivos, permitem aos usuários levantar suposições e incluir novos dados,
realizar diferentes perguntas e refinar os rumos das acções a serem tomadas,
constituindo assim o feedback do
sistema.
- Sistema de Informação Executiva (SIE) –
Nível Estratégico
O SIE ou ESS (Executive
support systems) auxiliam o gestor de
nível estratégico de uma organização que têm necessidades de informações
diferenciadas em relação aos demais níveis da empresa, porque a decisão
estratégica envolvem decisões não estruturadas, ou seja, onde não há um bom
nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do
procedimento a ser adoptado. Um SIE é bastante interactivo, permite que o executivo
antecipe situações que alterem o panorama de negócio em que a organização
actua.
- Sistemas de Suporte ao Conhecimento (KWS) (utilizado pelo
Nível de Conhecimento).
- Office automation systems (OAS) sistemas de automação
de escritório (utilizado pelo Nível de
Conhecimento). Sistemas do nível de conhecimento dão suporte
aos funcionários de escritório, da agência e trabalhadores especializados.
Consistem em sistemas de automação de escritório para aumentar a
produtividade dos trabalhadores de dados e sistemas de conhecimento para
melhorar a produtividade dos trabalhadores do conhecimento.
15. ERP é uma sigla derivada
do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa
“Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são que softwares que integram
todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Em termos
gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os
diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e
armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo
de informações único, contínuo e consistente. O sistema erp é composto por
módulos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não
redundante; cada módulo contempla uma área da empresa e sua integração permite
entender os processos que evolvem a operacionalidade do negócio, servindo de
apoio à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas
pelas estruturas departamentais.
16. State-of-the-art : Para quem não sabe,
em inglês, a expressão “state-of-the-art” é usada para falar de algo que é
bastante avançado e moderno em termos de tecnologia, ideias inovadoras,
métodos, etc. Sabendo disso podemos pensar em algumas palavras em português que
nos ajudam a entender melhor a expressão. Isa Mara Lando, tradutora e autora do
excelente VocabuLando – vocabulário prático inglês/português (Editora DISAL),
sugere as seguintes opções: de ponta, de vanguarda, inovador, moderníssimo, de
última geração, o mais adiantado; atualizado, avançado, moderno, recente; a
última palavra; estado da arte.
17. Stakeholders – Pessoas
interessadas, os consumidores da informação organizacional desde os clientes,
fornecedores, investidores, os analistas e todos interessados pelo negócio da
organização.
18. TCO (Total Cost of Ownership) designa o custo total de pertença de
recursos tecnológicos, incluindo os custos de aquisição iniciais, o custo de
actualizações de hardware e software, manutenção, suporte técnico, custos de
pessoal e de formação.
19. Tipos de
tomadas de decisão
- Não estruturadas: são aquelas em que o responsável deve usar seu bom senso,
capacidade de avaliação e perspicácia na definição do problema. São inusitadas,
importantes e não rotineiras, e não há procedimentos bem compreendidos ou predefinidos
para tomá-las.
- Estruturadas: são repetitivas, rotineiras e envolvem procedimentos
predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas.
- Semi-estruturadas: apenas parte do problema tem uma resposta clara e
precisa, dada por um procedimento aceito. Em geral, decisões estruturadas são
mais corriqueiras nos níveis organizacionais mais baixos, como se deve ou não
ampliar o limite de crédito de um cliente; enquanto problemas não estruturados
são mais comuns nos níveis mais altos da empresa, como estabelecer metas para
os próximos 5 ou 10 anos, ou decidir em quais novos mercados entrar.
20. What-if – E se? É uma expressão muito usual na
área de gestão na hora da tomada de uma decisão.
Obs: As fontes são variadas.
Luanda
2015
O Blogue está muito bom mesmo.
ResponderExcluirEste dicionário é bom para fazer pesquisas, trás muitos termos novos.