sexta-feira, 5 de junho de 2015

Pequeno de dicionário de Sistemas de Informação

Glossário de Sistemas de Informação

Por: Edgar de Sousa Cajiza, mestrando em Gestão de Recursos Humanos.



1. B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.
2. B2C (Business to Commerce) é a sigla que define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de E-Commerce. A Natureza dessa operação tende a ser apenas de consumo. O que caracteriza o tipo de comércio que uma empresa pratica não é o produto, mas a ATIVIDADE FIM, ou seja, qual o fim a que é destinado a mercadoria. Isso define o modelo de negócio e as figurantes atuantes nesse modelo.
3. E-Commerces: Significa comércios electrónicos e é possível com a utilização dos sistemas de informação. O e-commerce torna a relação com o exterior possível. Portanto, o e-commerce acontece entre organizações e entre a organização e clientes, que são o B2B e B2C respectivamente.

 
4. Conhecimento: Dados e/ou informação organizados e processados de forma a transmitirem uma maior compreensão, experiência e aprendizagem acumulada, aplicada a um problema ou actividade.
5. CRM ou (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Como conceito: CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Fonte: Gartner Group).
6. Cadeia de valor empresarial é o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, que tem início nas fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores, ciclos de produção e de venda, até a fase de distribuição final.
7. Capital intelectual: O capital intelectual é a soma de conhecimento, informação, experiência e propriedade intelectual de uma empresa ou nação.
8. Dados: Descrição elementar de factos, objectos, eventos, actividades ou transacções que são registados, classificados e guardados.
9. e-HR (Electronic human rights) Usa as TI, particularmente a Web, como componente central da entrega de serviços de RH. Com o e-HR ou recursos humanos electrónicos o trabalho na organização tem o apoio crucial dos sistemas de informação tendo reduzido o custo de deslocação para entrega de papel e os processos são mais rápidos. Porém, este sistema não deixa de apresentar as suas desvantagens.
10. Firewall Parede de fogo – Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios. Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles. Aplicações com a função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.
Além do firewall presente em cada máquina, é bastante comum empresas usarem computadores específicos que agem como um “guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.
11. Informação: são dados organizados de forma a proporcionarem sentido ou valor para o receptor.
12. Níveis da hierarquia organizacional.
Nível Estratégico – Sistema SAE
Nível Gerencial – Sistema SIG e SAD
Nível de Conhecimento - STC e SAE
Nível Operacional - Sistema SPT
13. Principais funções empresariais
Produção e fabricação fornece dados  para operar, monitorar e controlar o processo de produção. Eles coletam dados e produzem relatórios concernentes à situação das tarefas de produção, estoque, compras e fluxo de bens e serviços.           
Vendas e marketing facilitando a movimentação de mercadorias e serviços dos produtores para os consumidores.
Contabilidade mantem registros referentes ao fluxo de fundos nas empresas e produzem demonstrações financeiras, como balanços e demonstrações de lucros e perdas. Os sistemas de finanças mantêm registros concernentes à utilização e gerenciamento da empresa
Recursos humanos também podem fornecer dados para gerentes ou para outros sistemas que atendem especificamente a alta administração. Por exemplo, os sistemas de cargos são usados para a análise gerencial dos problemas de rotatividade e estratégias de recrutamento, bem como o planejamento de substituições.
14. Sistemas: é um conjunto de componentes relacionados, atuando num determinado ambiente com finalidade de alcançar objectivos comuns com capacidade de autocontrolo.
14.1. Sistemas aderentes: Segundo Nogueira (2002) um sistema aderente é o que atende às necessidades de processamento de informação da empresa, sem a adoção de sistemas paralelos. Como consequência, quanto mais aderente for o sistema aos processos da empresa, melhores serão a sua performance e os resultados alcançados.
15. Sistemas de informação (SI): são todos os recursos utilizados para prover (fornecer) informações e processar dados com a finalidade de atender a um determinado objectivo da organização. Cautela e Polloni (1991) afirmam que, Sistema de Informação é um conjunto de elementos interdependentes (subsistemas), logicamente associados, para que, de sua interação, sejam geradas informações úteis, necessárias à tomada de decisões. As informações propiciadas pelo sistema de informação devem ser cercadas de qualidades ou atributos, a saber: ser claras, precisas, rápidas e dirigidas.
  • Sistemas de Processamento de Transações (SPT) – Nível Operacional
O SPT ou TPS (Transaction Processing Systems) É um sistema que processa a troca de informações entre duas partes resultante de alguma actividade operacional da organização. Os dados que entram num SPT são padronizados e descrevem as transações efectuadas. O armazenamento dos dados gerados pelo SPT dá-se na forma de bancos de dados que guardam um histórico com a série de transações ocorridos na organização. o resultado gerado pelo o SPT resulta em documentos que formalizam a efectivaçao da transação podendo também gerar relatórios acera destas transações para fins de avaliação, conferencias, auditoria ou dados para outros sistemas.
Os tipos de SPT nas organizações empresariais são:
Sistemas de vendas/marketing – Gerenciamento de vendas, pesquisa de mercado, promoção e atribuição de preço.
Sistemas de fabricação/produção – Programação, compras, expedição/recebimento, engenharia.
Sistemas financeiros/de contabilidade – Orçamento, livro-razão, faturamento, contabilidade de custo.
Sistemas de recursos humanos – Registro de pessoal, benefícios, remuneração, relações trabalhistas.
  • Sistema de Informação Gerencial (SIG) – Nível Táctico
Os sistemas de informação gerencial ou MIS (Management Information Systems) servem para sintectizar, relatar e registar a situação das operações da organização fornecendo subsídios à gerência para o controle da qualidade e da obtenção das metas estipuladas. Os dados que constituem a base destes sistemas são colectados a partir dos SPT e resumem as operações realizadas pela empresa, mostrando a realidade da mesma num período já transcorridos. Estes dados são processados de forma a permitir a comparação com outros dados da mesma categoria ou com metas preestabelecidas e constituem banco de dados que apresentam valores que determinados indicadores tiveram ao longo do tempo.
  • Sistema de Apoio à Decisão (SAD) – Nível Táctico
O SAD ou DSS (Decision Support Systems) auxiliam o gerente do nível táctico e estratégico de uma organização em decisões semi-estruturadas ou de maior subjectividade quando comparados a um problema estruturado. Estas situações que exigem tais decisões rapidamente se modificam, podem não se repetir e dificilmente são planejadas ou previstas. Constituem a entrada destes sistemas dados referentes à realidade interna e externa da organização. Destes sistemas resultam relatório e gráficos que permitem comparar os resultados das diferentes simulações. Os SAD são interactivos, permitem aos usuários levantar suposições e incluir novos dados, realizar diferentes perguntas e refinar os rumos das acções a serem tomadas, constituindo assim o feedback do sistema.
  •  Sistema de Informação Executiva (SIE) – Nível Estratégico
O SIE ou ESS (Executive support systems) auxiliam o gestor de nível estratégico de uma organização que têm necessidades de informações diferenciadas em relação aos demais níveis da empresa, porque a decisão estratégica envolvem decisões não estruturadas, ou seja, onde não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adoptado. Um SIE é bastante interactivo, permite que o executivo antecipe situações que alterem o panorama de negócio em que a organização actua.
  • Sistemas de Suporte ao Conhecimento (KWS) (utilizado pelo Nível de Conhecimento).
  • Office automation systems (OAS) sistemas de automação de escritório (utilizado pelo Nível de Conhecimento). Sistemas do nível de conhecimento dão suporte aos funcionários de escritório, da agência e trabalhadores especializados. Consistem em sistemas de automação de escritório para aumentar a produtividade dos trabalhadores de dados e sistemas de conhecimento para melhorar a produtividade dos trabalhadores do conhecimento.
15. ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Em termos gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente. O sistema erp é composto por módulos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante; cada módulo contempla uma área da empresa e sua integração permite entender os processos que evolvem a operacionalidade do negócio, servindo de apoio à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais.
16. State-of-the-art : Para quem não sabe, em inglês, a expressão “state-of-the-art” é usada para falar de algo que é bastante avançado e moderno em termos de tecnologia, ideias inovadoras, métodos, etc. Sabendo disso podemos pensar em algumas palavras em português que nos ajudam a entender melhor a expressão. Isa Mara Lando, tradutora e autora do excelente VocabuLando – vocabulário prático inglês/português (Editora DISAL), sugere as seguintes opções: de ponta, de vanguarda, inovador, moderníssimo, de última geração, o mais adiantado; atualizado, avançado, moderno, recente; a última palavra; estado da arte.
17. Stakeholders – Pessoas interessadas, os consumidores da informação organizacional desde os clientes, fornecedores, investidores, os analistas e todos interessados pelo negócio da organização.
18. TCO (Total Cost of Ownership) designa o custo total de pertença de recursos tecnológicos, incluindo os custos de aquisição iniciais, o custo de actualizações de hardware e software, manutenção, suporte técnico, custos de pessoal e de formação.
19. Tipos de tomadas de decisão
- Não estruturadas: são aquelas em que o responsável deve usar seu bom senso, capacidade de avaliação e perspicácia na definição do problema. São inusitadas, importantes e não rotineiras, e não há procedimentos bem compreendidos ou predefinidos para tomá-las.
- Estruturadas: são repetitivas, rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas.
- Semi-estruturadas: apenas parte do problema tem uma resposta clara e precisa, dada por um procedimento aceito. Em geral, decisões estruturadas são mais corriqueiras nos níveis organizacionais mais baixos, como se deve ou não ampliar o limite de crédito de um cliente; enquanto problemas não estruturados são mais comuns nos níveis mais altos da empresa, como estabelecer metas para os próximos 5 ou 10 anos, ou decidir em quais novos mercados entrar.
20. What-if – E se? É uma expressão muito usual na área de gestão na hora da tomada de uma decisão.

Obs: As fontes são variadas.



Luanda

2015

Um comentário:

  1. O Blogue está muito bom mesmo.
    Este dicionário é bom para fazer pesquisas, trás muitos termos novos.

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